Enviado 08/10/2015

Câmara institui a Medalha Professor Ananias Antonio Martins

Um projeto de lei aprovado nesta semana na Câmara Municipal de Cornélio Procópio criou uma homenagem para que os vereadores pudessem agraciar aos alunos que se destacam nas atividades culturais e esportivas na cidade, a Medalha Professor Ananias Antonio Martins.

De autoria da vereadora e presidente da Câmara, Angélica Olchaneski, a honraria será pela primeira vez apresentada à população procopense no dia 20 de outubro, durante a premiação do Concurso de Redação e Desenho – Cidade dos Sonhos, promovido pela instituição.

“Além de presentear as crianças pelo desempenho, dedicação e pelo trabalho que cada uma desenvolveu, a medalha também é uma forma de enaltecer a figura do professor Ananias, que tanto contribuiu para Cornélio Procópio. Ele sempre foi um educador, amante do esporte, e fez muito pela nossa cidade e pelas pessoas. Eu achei importante homenageá-lo desta maneira, porque esta medalha vai ficar para a história”, afirma Angélica.

O Concurso de Redação e Desenho – Cidade dos Sonhos foi pela primeira vez realizado neste ano, e recebeu mais de 500 inscrições de alunos de 27 escolas da rede pública e particular de ensino da cidade.  Os vencedores serão agraciados com medalhas e prêmios como tablets e bicicletas, em sessão solene na Câmara Municipal.

Sobre o homenageado

Nascido em Jaraguá do Sul/SC, o professor Ananias Antonio Martins fixou residência em Cornélio Procópio em 1958, onde permaneceu até sua morte, em 2014. Por aqui, lecionou em diversos estabelecimentos de ensino básico como Colégio Estadual Castro Alves, Colégio Nossa Senhora do Rosário, além da antiga da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio , hoje UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Em Cornélio, também trabalhou na Rádio Cornélio e nos jornais “A Cidade” e “A Voz do Povo”. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal, porém, renunciou ao seu mandato.

Participou ativamente das atividades eclesiásticas da Igreja Católica, também como Ministro da Eucaristia.

Também atuou como grande apoiador do esporte local, dirigindo e patrocinando diversas equipes por vários anos. Foi idealizador da “Copa Ananias Antonio Martins de Futsal”.