Enviado 22/06/2021

JUNHO VERMELHO

Vereadores e servidores da Câmara Municipal se mobilizam em campanha de doação de sangue

JUNHO VERMELHO

Em ato de solidariedade, vereadores e servidores da Câmara Municipal fizeram nesta terça-feira (22/06) doação de sangue na Unidade da Hemepar em Cornélio Procópio.

A campanha Junho Vermelho, realizada este mês por instituições públicas e privadas da área da saúde, busca conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e, desse modo, angariar mais doadores voluntários.

Para doar sangue, a pessoa deve estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. É preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.

Estão impedidas de doar pessoas gripadas ou com processo alérgico que inclua tosse e coriza; que tenham feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano; que tenham tido hepatite após os 11 anos de idade; tenham realizado endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses; sejam usuários de drogas ilícitas.

Os interessados em doar sangue devem comparecer ao HEMEPAR, que fica ao lado da unidade do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Paraná (CISNOP), em Cornélio Procópio, na Rua Justino Marquês Bonfim, 17, no Bairro Victor Dantas.

Doe Sangue você também!