Enviado 30/10/2015

Câmara outorga moção de aplauso em comemoração aos 10 anos da UTFPR no município

A Câmara Municipal de Cornélio Procópio convida a comunidade para participar solenidade de entrega da Moção de Aplauso à Universidade Tecnológica Federal do Paraná em comemoração aos dez anos da sua implantação no município.

A homenagem será realizada durante a sessão ordinária de 3 de novembro, às 20h, no plenário da Câmara, e deverá contar também com a presença do reitor da universidade, Carlos Eduardo Cantarelli.

O projeto de lei, que é de autoria dos vereadores Rafael Haddad e Fernando Peppes, tem como objetivo exaltar a instituição educacional que tanto tem trazido benefícios para a cidade, como a grande oferta de cursos superiores de qualidade, o fortalecimento da economia local e também crescimento do mercado imobiliário no município.

“Com a vinda da UTFPR e dos seus cursos superiores, os pais deixaram de mandar seus filhos para fora de Cornélio. Este é o grande ganho pra família procopense. O filho pode se preparar aqui, fazer colégio aqui, e cursar uma universidade pública de qualidade aqui. Já não precisam mais ir pra fora. E agora com o advento da Incubadora Tecnológica e do Parque Tecnológico, com certeza a gente quer manter estes profissionais e gerar emprego e renda aqui”, defende o vereador Rafael Haddad.

Sobre a UTFPR – Campus Cornélio Procópio

O nascimento do Campus Cornélio Procópio aconteceu com a sua implantação, em 1993, na época como uma Unidade de Ensino Descentralizada - UNED - do então CEFET-PR e ofertava somente os Cursos Técnicos nas áreas de Eletrotécnica e Mecânica.

Atualmente, o Campus conta com cerca de 2000 alunos oriundos de diversas partes do país, com 217 professores e 93 técnico-administrativos. Ocupa uma área de cerca de 65 mil m2, possuindo construções que totalizam aproximadamente 22 mil m2, abrangendo ambientes administrativos, de ensino, pesquisa e área esportiva.

Após sete anos de preparo e o aval do governo federal, o projeto tornou-se lei no dia 7 de outubro de 2005. O Cefet-PR, então, passou a ser a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR – a primeira especializada do Brasil. Atualmente, a Universidade Tecnológica conta com treze campus distribuídos estrategicamente em todo o estado do Paraná e, dentre eles o Campus Cornélio Procópio.

Os cursos oferecidos pela UTFPR Campus Cornélio Procópio atualmente são: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação e Licenciatura em Matemática, além de diversos cursos de Especialização, Extensão e o Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Informática, Bioinformática e Matemática.

Foto: Divulgação/UTFPR