Enviado 28/10/2015

Vereadores instauram comissão processante para apurar irregularidades na Administração Municipal

Foi apresentada para a população de Cornélio Procópio, na movimentada sessão de ontem da Câmara Municipal, a conclusão do relatório final da primeira Comissão Especial de Inquérito instaurada neste ano, a chamada “CEI do Isopor”.

Durante mais de duas horas, várias pessoas da comunidade interessadas em acompanhar o desfecho deste processo lotaram o plenário e a entrada da Câmara, de onde puderam assistir em um telão a leitura do relatório, feita pelo vereador e relator da CEI, Luiz Carlos Amâncio.

Os vereadores aprovaram unanimemente o relatório da comissão, que investigou irregularidades envolvendo um procedimento de compra de 50 caixas de isopor de 170 litros, feito pela Administração Municipal no começo deste ano.

Em seguida, foi, então, instaurada a abertura de uma Comissão Processante visando à apuração de conduta por parte do prefeito municipal, face às irregularidades apontadas no relatório final da CEI.

Os trabalhos desta nova comissão, que é formada pelos vereadores Edimar Gomes Filho (presidente), Elio Janoni (relator) e Angélica Olchaneski (membro), poderão durar até 90 dias para serem concluídos. A Câmara Municipal, ante o cometimento de infrações político-administrativas pelo prefeito, poderá julgá-lo, sujeitando-o a pena de cassação do mandato.

Segundo conclusão do relatório da comissão, todo este processo investigativo, incluindo documentos e gravações de depoimentos das 17 testemunhas interrogadas, será encaminhado para o Ministério Público do Estado e para o Tribunal de Contas do Paraná, para que procedam as providências cabíveis no âmbito de sua competência.

Durante a sessão, os vereadores também decidiram por abrir uma nova Comissão Especial de Inquérito, desta vez para investigar possíveis irregularidades envolvendo a empresa gráfica Socópias e o Executivo Municipal. Fazem parte deste novo grupo os vereadores Luiz Carlos Amâncio (presidente), Angélica Olchaneski (relatora) e Fernando Vanuchi Peppes (membro).

Esta é a terceira CEI constituída neste ano na Câmara Municipal, já que também está em andamento uma outra que apura um processo de contratação de aluguel de palco, feito pela Prefeitura, para ser utilizado em um evento comemorativo.

Fotos: Claudinei Athayde