Enviado 17/09/2015

Câmara outorga título de cidadão honorário ao Juiz de Direito Renato Cruz de Oliveira Junior

Em sessão solene realizada na noite de ontem, a Câmara de Vereadores de Cornélio Procópio outorgou ao Juiz de Direito Renato Cruz de Oliveira Junior o título de cidadão honorário do município . A entrega da honraria foi realizada no anfiteatro da Universidade Tecnológica do Paraná.

Além dos vereadores, vários advogados e membros da comunidade acompanharam a solenidade. Também estiveram presentes diversas autoridades, tais como Luciana Andretta Molin Usae (juíza diretora do Fórum de Cornélio Procópio), Marcelo Farinha (presidente da OAB - Subseção de Cornélio Procópio), Vagner Romão (procurador do Município), Amin Hannouche (presidente do Instituto das Águas do Paraná e representante do Governo do Estado), João Eduardo Fonseca (promotor de justiça), João Manoel Garcia (delegado), Vanessa Gimenez (juíza de direito da Comarca de Cornélio Procópio), Rubens Sizenando (conselheiro da OAB Paraná).

O projeto de lei, que é de autoria do vereador Fernando Vanuchi Peppes, já foi sancionado pela Administração Municipal em julho deste ano. “Pretendo que este título represente o necessário reconhecimento da população procopense pelos inúmeros serviços prestados pelo juiz no âmbito da Justiça Estadual ao Município e a população de Cornélio Procópio”, afirma o vereador.

O juiz Renato Cruz de Oliveira Junior ingressou na magistratura paranaense em 2002, passou por diversas comarcas, cidades até chegar a Cornélio Procópio em 2008. Junto com outros juízes, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e autoridades,  conseguiu transformar a Comarca de Cornélio Procópio, com a instalação da Vara de Família e a 2ª. Vara Cível, dando mais agilidade aos processos.

Em Cornélio Procópio, também atuou nas Varas: Cível, Infância e Juventude e Anexos e Juizados Especiais Cível, Criminal e da Fazenda Pública. Também exerceu a função de Juiz Eleitoral em Cornélio Procópio. Em junho de 2015 foi promovido para a Comarca de entrância final da Região Metropolitana de Londrina. É cidadão honorário de Jataizinho, e já foi homenageado pela Polícia Militar do Estado do Paraná com a medalha de mérito do 18º Batalhão da Polícia Militar.